top of page
ibaraki 3.png

Ibaraki Aqui 2023

O Ibaraki Aqui é um projeto que tem o objetivo de aumentar as rotas de exportação e comércio dos produtos da província de Ibaraki para a América do Sul, oferecendo oportunidades para que os produtores da região interessados em exportar seus produtos possam apresentá-los para o público brasileiro.
 
O projeto se iniciou em 2021. Em 2022, o Governador de Ibaraki esteve presente pessoalmente em São Paulo, para apresentar os produtos de Ibaraki na Japan House. Entre os produtos apresentados ao público brasileiro, podemos mencionar ingredientes básicos da culinária japonesa como arroz, chá e shoyu, produtos típicos de Ibaraki como o natto e o Umeboshi bem como produtos derivados, como snacks, e também o konnyaku congelado.

Este ano teremos o prazer de oferecer 4 eventos diferentes para divulgar produtos da região de Ibaraki. Confira abaixo os participantes e se programe para participar!

The Punch Bar

Dia 11 de dezembro | Das 18h às 22h

Experimente coquetéis preparados com umeboshi de Nemoto Tsukemono.

A ameixeira é a árvore da província de Ibaraki. O Kairakuen em Mito, um dos três jardins mais renomados do Japão, tem um jardim de ameixas com 800 árvores de ume de cerca de 60 variedades e é uma atração turística popular. Além de ameixas para serem vistas, muitas ameixas comestíveis também são produzidas, e a Nemoto Tsukemono, que está no mercado há mais de 80 anos, produz ameixas em conserva autênticas e tradicionais, feitas apenas com sal e sem temperos químicos, permitindo que os visitantes apreciem o verdadeiro sabor das ameixas em conserva. A empresa também está interessada em desenvolver canais de vendas nacionais e internacionais para suas ameixas em conserva de luxo chamadas Fukuyui, uma marca comestível de variedades produzidas localmente.

the punch bar_foto_edited.jpg

Ricardo Tooru Miyazaki  |  bartender

Paulistano, nascido em 10 de junho de 1975. Formado designer, trabalhou na Yamaha Motors do Brasil por 12 anos no Departamento de Planejamento de Produtos e Treinamento de Produtos para a Rede de Concessionárias. Pediu desligamento da empresa em 2018 visando trilhar um antigo sonho: empreender em um negócio. Já era um entusiasta de bares e restaurantes, só bastava um estudo mais profundo por onde trilhar. Após uma análise mais detalhada, ouvindo opiniões de amigos e proprietários de negócios, concluiu que o caminho mais certeiro era o da coquetelaria. Passou um ano e meio estudando, incluindo a parte administrativa em que não tinha nenhum conhecimento. Fez alguns cursos profissionalizantes do Sebrae e Senac, mas, por fim, o start para a concepção do seu negócio foi ter ido ao Japão para conhecer de perto um dos melhores bares do mundo relacionado a coquetéis. Isso o fez abrir os olhos para entender o brilhantismo e a perfeição na confecção dos drinks, sem contar os mínimos detalhes do ambiente. Miyazaki trouxe para o Brasil a rica cultura japonesa na área da coquetelaria, além do grande respeito ao cliente, oferecendo as melhores experiências dentro de seu lindo e confortável bar.

  • Instagram

Sushi Vaz

Dia 12 de dezembro | Das 19h às 22h

Degustação de natto especial!


Ao pedir o Omakase, você terá direito a três sushis extras de natto artesanal trazidos diretamente da província de Ibaraki, Japão.

Experimente o natto de Higeta Shokuhin e Nemoto Tsukemoto.

O natto é um alimento saudável e tradicional no Japão. Ele é feito de soja cozido no vapor e fermentado pela adição de Bacillus Subtilis Natto. O consumo regular de natto pode prevenir a osteoporose e diluir sangue viscoso. Além disso, o Bacillus Subtilis Natto possui efeito regulador do intestino e é dito ser capaz de aumentar a capacidade imunológica.

Captura de tela 2023-12-07 214613.png

Wdson Duarte Vaz  | chef

Possui 39 anos. 
Nascido em Cuiabá, Mato Grosso.
Formado em Gastronomia pela UNIC (Universidade de Cuiabá). 
Há 17 anos no mercado.
Já passou por casas como Nagayama, Nobu e Shigeru.
Atualmente tem seu próprio negócio (Sushi Vaz) com duas lojas em São Paulo e uma no Rio de Janeiro.

  • Instagram

Templo Busshinji

Dia 18 de dezembro | Das 19h às 21h

Nesse encontro, teremos a oportunidade de ter uma pequena vivência da prática de “ZAZEN”. “ZEN” refere-se a olhar de distinguir a verdade das coisas como são, para depois harmonizar a mente de forma que se corresponda a esta compreensão. É também manter a harmonia entre o corpo, a respiração e a mente ao sentar-se em uma posição estável com uma mente centrada. Após esta experiência, desfrutaremos de uma degustação exclusiva dos produtos da SoMeat, guiada pela talentosa chef Bernadette Megumi Kambe.

PROGRAMAÇÃO

19h00 – Budismo e a Prática de Zazen | com reverendo Ryoju Tahara

19h30 – Apresentação da empresa SoMeat (vídeo conferência)

19h45 – Apresentação e degustação dos produtos da SoMeat

田原_edited.jpg

Ryoju Tahara  |  monge budista

​Secretário da Missão Internacional da Sotoshu na América do Sul e também Missionário Internacional da Sotoshu para a América do Sul 田原良樹. Nasceu na Província de Kioto, distrito de Funai, bairro Kyotamba-cho, em 1987. Graduado pela Faculdade de Administração da Universidade Ritsumeikan em 2010. No mesmo ano, ascendeu ao Monastério de Daihonzan Eiheiji. Em 2012, tornou-se monge em treinamento enviado pelo Monastério de Daihonzan Eiheiji 

para visitar os templos e centros de prática da América do Norte e do 

Sul como parte de seu estudo. Foi nomeado Secretário da Missão Internacional da Sotoshu para a América do Sul em São Paulo, Brasil e também como Missionário Internacional do Templo Busshinji, que representa na América do Sul, os dois mosteiros principais da Sotoshu, em 2014. Em 2022, assumiu também a função de abade do Templo Zenguenji na cidade de Mogi das Cruzes, mantendo também o seu trabalho como missionário  internacional.

Comunidade Budista Soto Zen da América do Sul

O templo budista que é o local do escritório do Budismo Soto Zen da América do Sul foi fundado em 1955 por Takashina Rosen Zenji. Quando ele tinha 80 anos, passou cerca de 3 meses no Brasil realizando trabalho de divulgação. Em 30 de novembro de 1955, somente alguns dias antes de seu retorno ao Japão em 2 de novembro, ele designou o templo como uma filial de dois templos principais, Eiheiji e Sojiji, em sua capacidade como sacerdote principal da Sotoshu.

曹洞宗南アメリカ国際布教総監部

Missão do Budismo Soto Zen na América do Sul

Rua São Joaquim, 285, Liberdade, São Paulo - SP, 01508-001, Brasil

Telefone: +55 (11) 3208-4515

E-mail: ryoju@sotozen-southamerica.com

https://www.sotozen.com/por/ (Português)

https://www.sotozen.com/spa/ (Español)

https://www.sotozen-net.or.jp/ (日本語)

https://www.sotozen-net.or.jp/propagation/kokusaifukyo/sanpaulo

  • Instagram

Mori Chazeria

Dia 14, 16, 17, 21 e 23 de dezembro | Das 11h30 às 17h30

Experimente diferentes chás da região de Sashima, do produtor Matsuda Seicha.

A região de Sashima compreende três cidades na parte oeste da Prefeitura de Ibaraki, entre os rios Kinu e Tone. O solo é de cinzas vulcânicas de origem pleistocênica, com temperatura média anual de 14°C e precipitação anual de 1.250 mm, e um clima quente do tipo Pacífico com clima interior, quente no verão e frio no inverno devido aos fortes ventos do noroeste. O chá Sashima produzido sob essas condições naturais é caracterizado por seu sabor rico, aroma e sabor encorpado quando preparado, devido ao solo fértil e às folhas de chá espessas dos invernos frios.

Kabuse cha
O aroma profundo, o sabor e a doçura das folhas de chá selecionadas, que são cuidadosamente cultivadas usando o método de cultivo Black Arch, são totalmente apreciados.

Hoji cha
Hojicha é uma variedade do chá verde feita pela torrefação de folhas. Ela não apresenta amargor ou adstringência e o seu sabor é leve. Pelo fato de ser suave e não atrapalhar a digestão, o chá é recomendado para ser servido durante as refeições.

Genmai cha
Misturado com arroz Hojo e chá Sashima. O arroz Hojo é um arroz especialmente cultivado, produzido no sopé do Monte Tsukuba, em Tsukuba, Ibaraki. O arroz já foi oferecido à família imperial.

PROGRAMAÇÃO
Dia 14/12 - Durante o horário de funcionamento, lançaremos a collab Mori + Ibaraki, com as embalagens especiais em parceria com Camila Gondo. Teremos uma mesinha expondo os chás e dando para todos que entrarem uma degustação dos 3 tipos.

 

Dias 16 e 17/12 - Teremos o nosso bazar e daremos destaque para os os 3 tipos de chás.

Dia 21/12 - Sessão de degustação dos chás especiais de Ibaraki, com preparo e harmonização.

Dia 23/12 - Asagohan de Natal - Vamos usar os chás de Ibaraki nesta experiência.

image_6483441_edited.jpg

Paty Akemi  |  tea sommèliere

Formada em Administração de Empresas pela FEA-USP, tea sommelière e empreendedora. Nipo-brasileira, apaixonada por chás e pela cultura japonesa. Após estudar, viajar e até estagiar numa fazenda de chás no Japão, abriu a própria casa de chá em 2021: a Mori Chazeria. Uma casa com inspiração japonesa, que fica próximo à avenida Paulista e oferece uma grande variedade de chás e infusões, refeições, além de ser um espaço para workshops, aulas e atividades com foco em difundir a cultura japonesa.

  • Instagram
bottom of page